• Categoria do post:Blog
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura
Você está visualizando atualmente QUAIS SÃO OS BENS QUE NÃO ENTRAM NA PARTILHA DE DIVÓRCIO?

Vamos sintetizar caso seja um casamento com Regime de Comunhão Parcial de Bens:

Quem escolheu o Regime de Comunhão Parcial de Bens, NÃO NECESSITARÁ DIVIDIR os bens que você adquiriu anteriormente do casamento.

Caso você tenha recebido:
– HERANÇA ou DOAÇÃO em EM SEU NOME APENAS, também não precisará partilhar com o seu companheiro.

– Além disso, tudo o que você adquiriu com o dinheiro vindo de um bem particular, que é o que chamamos de Sub-rogação, estão fora dessa partilha também.

No entanto, tenha CUIDADO, você precisa PROVAR que esse bem foi adquirido com o dinheiro advindo de um bem particular, senão, ele é divisível.

– Obrigações que vierem a surgir de CONDUTAS ILÍCITAS, se não for revertida a seu favor, também NÃO são comunicadas na partilha.

– Os bens que são de seu uso pessoal e profissional, estão preservados. Ainda que haja bastante debatimento quanto a eles, essa é a determinação.

– Na ocorrência do recebimento de PENSÃO ou MONTEPIO, estas não serão partilháveis.

– PROVENTOS de TRABALHO PESSOAL. Tanto seu, quanto do seu companheiro. Veja, provento de trabalho é o SALÁRIO QUE ESTÁ NA CONTA! Se ele é RETIRADO de lá, e usado em algo em favor do casal, passa a ser DIVIDIDO. Ex: investimentos na bolsa em favor do casal.

E na SUCESSÃO, como fica?” Se algum dos cônjuges vier a FALECER, o cônjuge sobrevivente terá direito à herança. Isso em concorrência com os descendentes do falecido.

Ele só não poderá participar desta sucessão, se o cônjuge que faleceu não houver deixado bens particulares.

Se o seu companheiro faleceu, e não deixou nem descendente ou ascendente, tudo fica para o cônjuge sobrevivente.